Londres

Tradição se mistura com modernidade em Londres e a capital inglesa é marcada por cultura, diversidade e energia vibrante

Londres, Madame Tussauds, London Eye, Ponte de Londres, Big Ben, Palácio de Buckingham

Tradição se mistura com modernidade em Londres. A capital da Inglaterra - que é berço de artistas como William Shakespeare, Beatles, Jane Austen, J. R. R. Tolkien e tantos outros - é marcada por uma união de cultura, diversidade, charme e energia vibrante.

Lugares para conhecer

Já dizia o pensador e escritor inglês Samuel Johnson, "quando um homem se cansa de Londres, ele está cansado da vida". De fato, há muito o que se ver na cidade que encanta por sua mistura de moderno e antigo, como é possível observar em sua arquitetura, museus, pontos turísticos e até mesmo na eclética população.

Cartão postal da cidade, o London Eye é a famosa roda gigante localizada no centro que possibilita uma vista de todo o município. É um dos locais mais visitados da Inglaterra, junto com a imensa torre do relógio Big Ben, construído em meados do século XIX. Além destas, outra atração bem popular de Londres é a visita ao Palácio de Buckingham para conhecer a morada da realeza britânica e ver a pomposa troca da guarda. 

Outros passeios típicos são a Ponte de Londres e o prédio do Parlamento inglês, com suas arquiteturas deslumbrantes. Se quer história, vá ao Museu Britânico, um dos maiores e mais antigos do mundo, e se encante com seu imenso catálogo de peças artísticas e históricas. Para algo diferente, visite o Madame Tussauds, o famoso museu de figuras de cera e suas réplicas da família real, Lady Gaga, Michael Jackson e muito mais. Já os fãs dos Beatles não podem deixar de passar (literalmente!) pela Abbey Road, a passarela de pedestres que serviu de cenário para a foto de um dos maiores álbuns do quarteto.

Camden Town é um dos locais mais diferentes que você vai visitar em Londres. Reduto de punks e outros grupos alternativos, o bairro proporciona uma experiência cultural bem interessante. Era por lá que Amy Winehouse, natural de Camden, andava e tocava em pubs; foi lá que o dramaturgo Charles Dickens viveu. Além de todo aspecto cultural, o distrito londrino vale pelas diversas feiras que vendem uma incrível variedade de coisas: roupas, comida, acessórios de decoração e muito mais.

Os pubs são parada obrigatória para quem está em Londres. Mesmo que não goste de cerveja, esses estabelecimentos fazem parte da cultura do Reino Unido e você encontrará casas que existem desde meados de 1660, como o Ye Olde Cheshire Cheese, que já teve Mark Twain e Voltaire como frequentadores.

Lugares para conhecer (arredores)

Existem tantas coisas interessantes em Londres, que você facilmente pode gastar vários dias só conhecendo a cidade, mas não se engane, também existem destinos fabulosos fora dela e que ficam a até 2 horas de carro da capital. Um deles é a Stonehenge, o misterioso círculo de pedras que existe há milhares de anos, cuja verdadeira origem nunca foi descoberta. Outro é Bath, cidade considerada Patrimônio da Humanidade conhecida por suas termas romanas. Se passar Windsor, você poderá conhecer o Castelo de Windsor, uma das moradas da família real britânica aberta para visitação. 

Cambridge e Oxford são as duas mais tradicionais (e rivais!) cidades universitárias da Inglaterra. Ambas as universidades possuem mais de 800 anos e foram lar de escritores como J. R. R. Tolkien, C. S. Lewis, Lewis Carrol, Oscar Wilde, Lord Byron e até o físico Isaac Newton. Canterbury é aquela típica cidade que preserva os costumes do interior da Inglaterra e também a arquitetura medieval.

Se quiser esticar um pouco mais a sua viagem, poderá conhecer melhor o encantador interior da ilha e seguir para a Escócia e Irlanda, que nada devem em beleza para a Inglaterra.

Gastronomia

Se você quer comer um prato londrino tradicional, então é o Fish & Chips que você procura. Popular em todo o Reino Unido, consiste em peixe empanado e frito servido com batata frita e, eventualmente, com ervilhas cozidas ou em forma de purê. É fácil encontrá-lo em pubs, acompanhando uma cerveja gelada. Mas não só de Fish & Chips vive Londres. Lá você pode pedir o igualmente tradicional Pie & Mash, ou simplesmente torta (geralmente de carne bovina) e purê de batata servidos com molho. Para uma refeição mais completa você pode pedir o Sunday Roast, que nada mais é do que carne assada (pode ser bovina, suína, de frango ou carneiro) servida com legumes cozidos, molho de carne e Yorkshire Pudding, tortinha feita de massa semelhante à da nossa de panqueca.

Acompanhando aquele famoso chá da tarde, você pode pedir o Pound Cake, o bolo inglês que é feito de farinha, manteiga, ovos e açúcar sempre na proporção 1:1:1, o scone, pãozinho tradicional que pode ser comido com geleia, ou sanduíches salgados de recheios variados.

Quando ir

Os céus nublados e o tempo chuvoso de Londres tem fama mundial, então o bom mesmo é abraçar o clima londrino e aproveitar a cidade. Para evitar incômodo, é bom levar um guarda-chuva ou ficar mesmo indiferente a água. No inverno as ruas ficam mais vazias, mas as temperaturas, apesar de dificilmente ficarem abaixo de 0ºC, são baixas e o dia escurece mais cedo. Já no verão, a capital da Inglaterra fica repleta de turistas que aproveitam os dias mais longos e a temperatura amena.

AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados