Belo Horizonte

Uma metrópole que faz você se sentir em casa, assim é BH, a cidade mineira que acolhe seus visitantes com uma culinária marcante

BH, Beagá, Cidade-Jardim, Comida Mineira, Instituto Inhontim, Cidade Planejada, Ecoturismo, Meio Ambiente, Arte e Cultura, Belle Époque,Teste

Uma metrópole que faz você se sentir em casa, assim é Belo Horizonte. Sexta capital mais populosa do país, com pouco mais de 2,3 milhões de habitantes, a cidade mineira sabe acolher seus visitantes com uma culinária marcante, fiel às suas origens, boa prosa e ótimas opções de passeio. Tudo isso temperado por um ambiente receptivo e aconchegante. A impressão que se tem quando se chega aqui é de que estamos reencontrando um amigo de longa data.

Atração turística mais conhecida de BH, o Complexo Arquitetônico da Pampulha encanta pela beleza e riqueza visual. Idealizado em 1940 pelo então prefeito da cidade Juscelino Kubitschek, o projeto contou com a arquitetura de Oscar Niemeyer, paisagismo de Burle Marx e arte de Cândido Portinari. Um passeio em volta da Lagoa da Pampulha é a opção perfeita para explorar essa região.

Com suas curvas sinuosas, a Igreja de São Francisco de Assis é uma das obras mais conhecidas de Niemeyer. Igualmente apreciada pela fachada azul de azulejos feita por Portinari, é parada obrigatória no passeio pelo Complexo. O Museu de Arte, recheado de obras de Portinari, Di Cavalcanti e Guinard, por exemplo, a Casa de Baile e o Instituto de Zoobotânica são outros pontos que carregam a assinatura do mais respeitado arquiteto brasileiro e também valem a visita. Como as atrações não ficam muito próximas umas das outras, o melhor é fazer o percurso de carro ou ônibus.

Outra parte da capital que conta com um paisagismo que impressiona é a Praça da Liberdade. Os jardins, inspirados no Palácio de Versalhes (França), proporcionam momentos de descanso e apreciação em meio à selva de prédios. As fontes e espelhos d'água só enriquecem o cenário e fazem do local um ótimo ponto para curtir o passeio com calma e tranquilidade.

Antiga sede do governo de Minas Gerais, agora situada na Cidade Administrativa, a área passou a abrigar diversos museus e espaços culturais graças à desocupação dos prédios das secretarias e transformou-se no que é conhecido como Circuito Cultural Praça da Liberdade. Mostrando a história do estado por meio da arte, economia ou política, os novos ambientes enriqueceram culturalmente a região. A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Palácio da Liberdade são ótimas pedidas nesse mar de atrações.

O Mercado Municipal da cidade carrega o espírito mineiro em seus corredores e proporciona um belo show de aromas, cores e sabores. Impossível passar por um dos cerca de 400 boxes sem experimentar um feijão tropeiro ou comprar uma pinga, queijo mineiro ou doce de leite. Lembrancinhas para amigos e parentes aparecem aos montes aqui. Nos bairros de Savassi e Lourdes, o turista tem diversas opções de cozinha mineira, brasileira e internacional e não terá dificuldade para encontrar um restaurante compatível com seu paladar. É na região que o visitante encontra também boas opções de hotel.

Quem está disposto a pegar a estrada tem a possibilidade de conhecer o Instituto Inhotim, em Brumadinho (63km). Harmonizando arte e natureza, o espaço distribui suas mais de 500 obras contemporâneas em uma área de mais de 100 hectares, repletos de galerias, trilhas e lagos. As cidades históricas de Ouro Preto e Mariana ficam a cerca de 100km da capital e são excelentes para um passeio a pé, repleto de cultura e informação.

Como estamos no Brasil, vale lembrar que sempre precisamos ficar atentos a furtos, roubos e assaltos. Nunca desligue o sinal de alerta, mas não deixe de aproveitar a viagem!

AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados