Brasília

Os turistas que abrem o mapa de Brasília ficam impressionados com a cidade recheada de obras de Oscar Niemeyer

Capital Federal, Patrimônio Arquitetônico Urbanístico, Capital Mundial das Águas, Capital da Esperança, BSB, Cidade-Parque, Oscar Niemeyer, Cidade Planejada, Congresso, Plano Piloto

Distante geograficamente dos grandes centros econômicos do país, Brasília pode parecer aos visitantes de primeira viagem uma miragem em meio ao clima árido que caracteriza o cerrado brasileiro.

Inaugurada em 1960 pelo emblemático presidente Juscelino Kubitschek, a cidade impressiona pela sua ousadia arquitetônica e carrega a responsabilidade de ser palco das decisões políticas, econômicas e jurídicas que definem os rumos do Brasil.

Os turistas que abrem o mapa de Brasília antes de começar a explorá-la já ficam impressionados com o formato de avião do Plano Piloto, projetado pelo urbanista Lúcio Costa e recheado de obras de Oscar Niemeyer. Esteticamente, a cidade tem a cara do arquiteto brasileiro mais conhecido no mundo e é um verdadeiro museu a céu aberto de seus feitos.

Entre os projetos mais populares de Niemeyer estão a Praça dos Três Poderes - onde estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal - o Palácio do Itamaraty e o Palácio da Alvorada. Amplos, repletos de curvas e marcados pelo uso do concreto, os prédios continuam modernos mesmo depois de mais de cinco décadas de sua inauguração. Com entradas gratuitas, esses pontos turísticos atraem diariamente centenas de visitantes curiosos por uma amostra um pouco mais palpável de como a política é exercida no país.

Dentro da Esplanada dos Ministérios há um excelente refúgio no meio de toda a formalidade que a cerca. A Catedral Metropolitana de Brasília é perfeita para quem busca um momento de silêncio e descanso mental, independentemente da religião. Famoso pelo seus pilares curvados e pela localização abaixo do nível do solo, o local também foi projetado por Niemeyer.

Uma ótima opção de museu na capital é o Memorial JK, que traz a história do carismático presidente e é repleto de objetos, fotos e documentos que ilustram com detalhismo a trajetória pessoal e profissional do famoso político. Para uma vista panorâmica, a Torre de Televisão é um belo programa e proporciona de seu mirante, a 75 metros de altura, uma boa ideia de o que é a capital brasileira.

Quem gosta de áreas arborizadas tem três boas alternativas para aguçar os sentidos. O Parque da Cidade Sarah Kubitschek é ideal para respirar um ar mais puro, fazer uma caminhada e ficar mais próximo à natureza. Já o Lago Paranoá, mais amplo e imponente, forma um lindo cenário com a Ponte JK ao fundo, digno de cartão postal. Um pouco mais afastado dos outros dois, o Parque Nacional também é digno de uma visita, por suas trilhas e exuberância, repleto de plantas, animais e piscinas naturais.

Com gente dos quatro cantos do mundo passando por seu território durante o ano inteiro, a cidade atende a todos os paladares, com cozinhas internacionais disputando o gosto da clientela com a culinária brasileira, principalmente na região da Asa Sul.

Muito ampla e espalhada, Brasília pode ser difícil de ser explorada a pé. Com quadras extensas e um transporte público não muito eficiente, a melhor opção ainda é andar de carro, seja alugado ou táxi.

Mais próximos das atrações mais visitadas, os Setores Hoteleiros Norte e Sul abrigam maior quantidade de quartos.

Como estamos no Brasil, vale lembrar que sempre precisamos ficar atentos a furtos, roubos e assaltos. Nunca desligue o sinal de alerta, mas não deixe de aproveitar a viagem!

AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados