Campos do Jordão

Cidade do Estado de São Paulo, localizada na Serra da Mantiqueira é destino certo na temporada de Inverno

campos do jordão, Palácio da Boa Vista, lenz, Morro do Elefante, Amantikir, Bosque do Silêncio, Horto Florestal, Mosteiro das Irmãs Beneditas, Baden Baden

Situada entre lindas paisagens da Serra da Mantiqueira, a 170 km de São Paulo capital, Campos do Jordão é um dos destinos mais famosos do Brasil nos meses frios. Com clima aconchegante das montanhas e charmosa arquitetura europeia, a cidade possui opções de passeios para todos os gostos e idades.

O que fazer

Palácio da Boa Vista

A sede de inverno do governo do estado, conta com um acervo de 3.500 obras de arte e as visitas são guiadas e gratuitas. Próximo ao Palácio, há o Museu Felícia Leirner, que reúne obras da escultora polonesa em meio a jardins ao ar livre, que fica junto ao Auditório Cláudio Santoro, onde acontece o Festival Internacional de Inverno, com apresentações de grandes nomes da música erudita mundial.

Mosteiro das Irmãs Beneditas

Localizado em um bosque no caminho do Palácio, vale a pena visitar o mosteiro, seja para apreciar os jardins ou fazer orações. Em determinados dias é possível ver a prece das religiosas com cantos gregorianos.

Horto Florestal

Com trilhas em meio a mata, é uma das excelentes opções para quem quer contato com a natureza. Para quem tem filhos, a fazenda Tarundu e a Lenz também são excelentes opções de passeios. Na Tarundu, pode-se fazer atividades como arborismo, passeio a cavalo, patinação no gelo, tirolesas, entre outras. Já a Lenz possui um zoológico, onde as crianças podem interagir com pôneis, mini-vacas e ovelhas. Vale a pena caminhar até o mirante, que proporciona uma maravilhosa vista de Montanhas do Sul de Minas.

Amantikir

Para quem gosta de passeios de contemplação, o parque Amantikir possui 22 jardins com espécies de plantas de várias partes do mundo. Lindo de se vir também é o Borboletário Flores que Voam, próximo ao Horto Florestal. Os visitantes caminham entre 35 espécies de borboletas, além de conhecer plantas que ajudam no seu desenvolvimento.

Bosque do Silêncio

Lugar interessante para renovar as energias a 2 km do centro, ele proporciona a observação da natureza através da copas das árvores. Com acompanhamento de guias e monitores, têm como atrações principais patinetes voadores, pontes e tirolesas.

Picos

Outro ponto forte do turismo da cidade, são os Picos que chegam a 2 mil metros de altitude. No Pico do Itapeva, nos dias ensolarados é possível avistar sete cidades do Vale do Paraíba. No Pico do Imbiri, localizado a 4 km do centro, os visitantes podem fazer trilhas de bicicleta, off roads e quadriciclos e, avistar a famosa Pedra do Baú, um complexo rochoso circundada por mata atlântica.

Morro do Elefante

Digno de cartão postal da cidade, o Morro do Elefante é um dos mirantes mais visitados. Lá, os turistas podem descansar num jardim suspenso e admirar a paisagem. Uma dica é pegar o Teleférico do Parque da Estrada de Ferro, que sai no pé do morro, na Vila Capivari e leva até o ponto turístico.

Capivari

No final da tarde o encontro é nas badaladas ruas do centro de Capivari, onde os turistas fazem compras e aproveitam os requintados bares e restaurantes. Durante os festivais de inverno, acontecem apresentações gratuitas na Concha Acústica.

Maria Fumaça

Para quem busca conhecer um pouco da história de Campos do Jordão e o desbravamento da Serra da Mantiqueira, o passeio a bordo da Maria Fumaça ou do bondinho, possui opções de roteiros para se admirar, desde a paisagem da cidade, até a mudança de clima e o cenário das cidades vizinhas.

Gastronomia

A gastronomia em Campos do Jordão é marcada pela cozinha europeia e por elementos típicos da região, como a truta e o pinhão. O peixe é servido na maioria dos restaurantes com diversas opções de molhos, e o fruto faz parte de entradas, pratos principais e sobremesas.

Também presente em quase todos os menus estão os fondues de carne, queijo ou chocolate. Falando nessa iguaria latino-americana que se tornou paixão mundial, os turistas podem acompanhar o processo de produção, de forma artesanal, na Fábrica de Chocolates Araucária.

O restaurante mais famoso é sem dúvida a Cervejaria Baden Baden. Lá os clientes podem usufruir de um menu típico alemão, com pratos e petiscos, além de saborear o delicioso chope artesanal. Para os apreciadores de cerveja uma dica legal é visitar a fábrica da Baden Baden e conferir de processo de produção, além de receber dicas de harmonização de sabores e degustar chopes da marca.

Quando ir

A alta temporada acontece de maio a agosto. O destino é mais procurado principalmente nos meses de junho e julho, quando acontece o Festival Internacional de Inverno e também são férias escolares. Por outro lado, para quem quer fugir do calor dos outros meses do ano, aproveite a cidade gastando muito menos.

AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados