Curitiba

Culturalmente, Curitiba é um dos lugares mais efervescentes do país, repleta de música, teatro, arte e dança

Cidade Sorriso, Cidade Modelo, Foz do Iguaçu, Cidade Ecológica do Brasil, Capital das Araucárias, Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Ópera de Aramem, Bosques Alemão e Portugal

Os que conhecem um curitibano sabem que quem nasceu na capital paranaense gosta de falar bem de onde vem. Visitando a cidade, mesmo que rapidamente, chegamos à conclusão de que os elogios têm bastante fundamento e que o amor à terra não é à toa. Organizada, limpa e bela, Curitiba parece um dos lugares do Brasil onde as coisas parecem dar certo, oferecendo aos seus moradores e turistas uma qualidade de vida acima da média. Um breve passeio por seus principais pontos até traz a impressão de que estamos em um país diferente.

Os parques da cidade são ponto de encontro para a sua população e se consolidaram como verdadeiros oásis dentro da paisagem urbana. Caminhar em volta do lago do Parque Barigüi, curtir o visual do Tanguá ou passar um fim de tarde ao redor da famosa estufa do Jardim Botânico são experiências memoráveis e relaxantes, que, por instantes, fazem esquecer que estamos no meio de uma metrópole.

Na região central, a Praça Tiradentes abriga a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e fica bem perto do Paço da Liberdade e do célebre Teatro Guaíra, na Praça Santos Andrade. Nas proximidades, o Mercado Municipal é outra atração imperdível, repleto de sabores, cores e aromas, enquanto que a Torre Panorâmica oferece uma visão única, a cerca de 100 metros do solo, da atraente cidade.

Famosa pela eficiência de seu transporte público, a 'Capital Ecológica' mostra preocupação com a experiência turística e oferece uma excelente opção para aqueles que querem ter uma visão mais geral da cidade antes de tudo. A Linha Turismo de ônibus sai da Praça Tiradentes a cada 30 minutos e passa por 25 pontos famosos da capital, em um passeio que leva cerca de 3h30. O passe permite quatro reembarques ao longo do trajeto.

Culturalmente, Curitiba é um dos lugares mais efervescentes do país. Música, teatro, arte e dança não faltam nas centenas de espaços por ali espalhados. Não deixe de conferir a programação da Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer e do próprio Guaíra.

Colonizada por alemães, italianos e povos do leste europeu, a região se firmou como importante polo gastronômico nacional e é nos bairros de Santa Felicidade, Batel, Água Verde, no Largo da Ordem e na Praça da Espanha que uma grande quantidade de bares e restaurantes atrai gente bonita e animada, disposta a se divertir e comer bem.

Para quem quer sair um pouco do perímetro urbano, o passeio de trem até a cidade de Morretes é inesquecível. Em um trajeto de 74 quilômetros, que leva cerca de 3h30, o viajante se depara com uma vista estonteante da Serra do Mar, e na chegada pode se deleitar com um belo prato de barreado - comida típica da região à base de carne de longo cozimento , farinha de mandioca, arroz e banana.

Conhecer Curitiba somente andando de ônibus é possível, mas sempre tenha dinheiro disponível para um eventual táxi. Na hora de escolher o hotel, opte pela região central ou pelo Batel, locais que oferecem a maior quantidade de leitos.

Como estamos no Brasil, vale lembrar que sempre precisamos ficar atentos a furtos, roubos e assaltos. Nunca desligue o sinal de alerta, mas não deixe de aproveitar tilde;o deixe d

AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados