Fortaleza

Na cidade, diversão é o que não falta aos viajantes que encontram praias belíssimas e uma população conhecida por seu bom humor

Praias, Capital Alencarina, Religiões Afro-brasileiras, Miami Brasileira, Loira desposada do Sol, Terra da Luz, Fortal, Capital do Nordeste, Ecoturismo, Capital do Ceará

Diversão é o que não falta aos viajantes que visitam Fortaleza. Com praias belíssimas e uma população conhecida nacionalmente por seu bom humor, a capital cearense proporciona uma experiência completa de entretenimento para quem está disposto a aproveitar todas as possibilidades de um dos destinos turísticos mais procurados do nordeste brasileiro.

Explorar a avenida Beira Mar é uma ótima escolha para quem acaba de chegar e já mostra toda a beleza da cidade, integrando no mesmo panorama os prédios residenciais e hotéis às praias de Iracema, Meireles e Mucuribe. Apesar de serem impróprias para o banho, elas não perdem o seu apelo e o calçadão que se estende pelas três concentra um grande número de pessoas, enchendo a região de vida. Prática de esportes, caminhadas ou até a simples contemplação da vista democratizam a área e mostram como é agradável compartilhar o espaço público.

Para um banho de mar refrescante, o lugar mais procurado é a praia do Futuro. A cerca de dez quilômetros da avenida principal, é a mais frequentada da cidade e seus enormes quiosques "pé na areia", com estruturas que não devem nada a grandes hotéis, atraem todos os tipos de turistas, dos mais variados gostos. Cheios de piscinas, bares e restaurantes, esses espaços até fazem esquecer que o mar está logo ali.

Com um pouco mais de disposição, os visitantes podem pegar a estrada e conhecer outras praias magníficas, que são a cara do nordeste. Canoa Quebrada (157km), Jericoacoara (314km), Lagoinha (106km), Morro Branco (89km) e Praia das Fontes (89km) valem a visita e deixam qualquer um de queixo caído.

A água salgada pode cansar e às vezes um banho de piscina é a coisa mais gostosa para enfrentar o calor. E não há nenhum lugar no Brasil que lembre mais a piscina do que o Beach Park. Localizado na cidade de Aquiraz, a 32 quilômetros da capital, o parque é repleto de atrações, que vão de inofensivos jatos d'água, passando por corredeiras, até toboáguas que fazem a adrenalina disparar. Se a fome bater, antes ou depois de visitar o parque, não deixe de passar pelo Centro das Tapioqueiras, que fica no bairro de Messejana, ainda em Fortaleza, para provar as diversas interpretações da iguaria típica da região.

Programas clássicos, a Igreja da Sé, o Mercado Central e a feirinha da Beira Mar são ótimos para entrar em contato com os hábitos locais. Para curtir uma boa música, teatro ou qualquer outra manifestação artística, os melhores pontos são o Centro Cultural Dragão do Mar e o Theatro José de Alencar, cuja peculiar arquitetura impressiona. A Ponte dos Ingleses, na praia de Iracema, é o lugar certo para tirar boas fotos.

Os bairros de Varjota e Aldeota são famosos por seus bares e restaurantes, assim como a avenida Beira Mar. Nessas regiões, é possível experimentar especialidades à base de peixes e frutos do mar, cozinhas internacionais ou se "aventurar" nos pratos típicos, como a buchada de bode. Espetáculos de humor são comuns nos estabelecimentos e deixam a noite mais divertida, com artistas da mesma escola de lendas da comédia brasileira como Chico Anysio, Didi, Zé Modesto e Tom Cavalcante.

Procure hotéis próximos à Beira Mar e opte pelo carro na hora de escolher o meio de locomoção.

Ônibus é uma opção para distâncias mais curtas e o metrô ainda deixa um pouco a desejar. Não abra mão do carro.

Como estamos no Brasil, vale lembrar que sempre precisamos ficar atentos a furtos, roubos e assaltos. Nunca desligue o sinal de alerta, mas não deixe de aproveitar a viagem!

AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados