Recife

Riquíssima em história e cultura, Recife consegue a proeza de passar a impressão de que a praia é apenas um detalhe

Veneza Brasileira, Florença dos Trópicos, Cidade Maurícia, Manguetown, Capital do Nordeste, Capital Brasileira dos Naufrágios, Pernambuco, Recife, Marco Zero, Kahal Zur Israel, Ponte Boa Vista, Deutscher Klub Pernambuco, Castelo Brenand, Frevo

Riquíssima em história e cultura, Recife às vezes consegue a proeza de passar a impressão de que a praia é apenas um detalhe. Construções do período colonial dão uma cara antiga e tranquila à cidade, entrecortada por rios e pontes, enquanto que a praia de Boa Viagem mostra seu lado mais agitado e moderno, compondo um cenário de contrastes, que sempre se complementam.

Um passeio de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe abre em alto estilo a visita à capital pernambucana e mostra por que ela é considerada a "Veneza brasileira". Em uma rota que passa pelas três ilhas que formam o centro da cidade - Recife Antigo, Santo Antônio e São José - o turista tem a chance de ver de perto pontos históricos como a praça do Marco Zero, a rua Aurora e a Assembleia Legislativa. Muitos prédios da região, construídos no período colonial, estimulam uma viagem no tempo e enchem suas ruas de simpatia. Não deixe de bater pé por essas vias e ver ainda mais de perto todas as suas atrações.

Com uma orla de oito quilômetros, a praia de Boa Viagem é a mais famosa de Recife. Bem servida de bares, quiosques, restaurantes e com um belo calçadão, a área atrai locais e turistas nos sete dias da semana. É lá também que acontece a feirinha da Praça de Nossa Senhora de Boa Viagem , onde é possível encontrar suvenires de todos os tipos. Na beira da praia está o belo Parque Dona Lindu, projeto de Oscar Niemeyer, que também abriga o Teatro Luiz Mendonça.

As igrejas barrocas estão muito bem representadas em Recife, sendo que a Capela Dourada, a Basílica de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Madre Deus são belíssimos exemplos dessa escola, que impressiona pela riqueza de seus detalhes e a ampla utilização do ouro. Na cidade também está localizada a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, no Recife Antigo.

Quem procura pelas artes plásticas terá uma ótima experiência no Instituto Ricardo Brennand e na Oficina Brennand. A Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda é uma parada indispensável e permite que os visitantes vejam bonecos inspirados em personalidades como Papa Francisco, Neymar, Ronaldinho Gaúcho ou até mesmo José Luiz Datena. Quando o assunto é artesanato, o Centro de Artesanato de Pernambuco não pode faltar no roteiro.

Duas cidades imperdíveis estão a poucos quilômetros da capital pernambucana e valem pelo menos um dia de visita. Para os praieiros, o balneário de Porto de Galinhas (81km) é o favorito dos recifenses, que, atraídos pela badalação e pela praias magníficas, enchem a cidade em qualquer oportunidade. Já Olinda (8km), antiga capital do estado, é repleta de construções históricas, principalmente de belas igrejas, sendo perfeita para quem gosta de caminhar e curtir um clima mais relax.

Mergulhadores podem se esbaldar em Cabo de Santo Agostinho (37km) e na ilha de Itamaracá (48km) e ver de perto os arrecifes de coral que se formam artificialmente no litoral pernambucano graças aos mais de 20 navios naufragados espalhados por essas duas regiões. Um show de cores e vida se apresenta para quem explora essas águas, com exuberantes manifestações da vida marinha brasileira.

Consagrada por seus peixes e frutos do mar, a gastronomia de Recife também é exímia nos pratos tipicamente nordestinos, como a buchada, o arrumadinho e o delicioso bolo de rolo. Nos bairros de Boa Viagem e Pina a oferta de restaurantes é maior, assim como a presença de hotéis. Metrô e ônibus são boas opções para explorar a cidade, mas o táxi ainda é o meio mais eficiente e seguro na hora de conhecer seus arredores.

Como estamos no Brasil, vale lembrar que sempre precisamos ficar atentos a furtos, roubos e assaltos. Nunca desligue o sinal de alerta, mas não deixe de aproveitar a viagem!

AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados