Conheça 8 grutas e cavernas no Brasil

Explore o melhor das atrações subterrâneas do país

Destinos Nacionais,Dicas Postado em

Essa seleção cairá como uma luva para os aventureiros de plantão. Com mais de 6.300 cavernas catalogadas, o Brasil possui uma das maiores concentrações do mundo. O país está em quarto do mundo em quantidade, qualidade e extensão de cavernas. Você nem imaginava que poderia existir tanta riqueza debaixo dos próprios pés, não é mesmo?

Com pouca iluminação e impressionantes formações rochosas, as cavernas são ideais para serem exploradas. Muitas abrigam lagos e rios de águas cristalinas com cores surpreendentes. Se deixe levar nessa aventura, pois sem dúvida será uma experiência inesquecível.

Confira oito grutas e cavernas que estão entre as consideradas mais bonitas do país.

Gruta do Lago Azul, Bonito (MS)

Como o próprio nome já diz, o lago que se abriga nesse local é de um azul impressionante, resultado do reflexo da incidência do sol. No interior da gruta, encontram-se formações de estalactites e estalagmites, além de fósseis de animais pré-históricos.

Caverna do Diabo, Eldorado (SP)

Com mais de 600 milhões de anos, essa caverna possui mais de 8 km de extensão, porém, apenas 500 metros estão abertos para visitação. O nome inusitado foi dado de acordo com mitos locais, de que o desenho das rochas formam o "rosto do diabo".

Boqueirão da Pedra Furada, Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Composta por paredões de arenito com pinturas rupestres, que se iluminam à noite, a caverna é um dos sítios arqueológicos que compõem o parque piauiense, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Gruta da Pratinha, Lençóis (BA)

Um dos pontos turísticos mais atrativos da cidade, o local pode ser explorado através de trilhas ou tirolesa, a escolha fica por conta do seu grau de aventura. O objetivo é chegar no final, onde existe um rio ideal para mergulho.

Gruta do Maquiné, Cordisburgo (MG)

Considerada umas das grutas mais belas do país, devido às suas formações. Com 650 metros de extensão, ela possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas através da água durante milênios.

Poço Azul, Chapada Diamantina (BA)

As águas cristalinas e azuis só poderiam resultar nesse nome. Apesar dos 16 metros de profundidade da caverna, é possível avistar suas formações rochosas debaixo da água. Descoberta em 1992, foram encontrados fósseis de mais de 40 espécies de animais pré-históricos.

Abismo Anhumas, Bonito (MS)

Essa é para os aventureiros de verdade. O único acesso a esse belíssimo lugar é através de uma longa descida de rapel. Considerada uma das atrações mais incríveis de Bonito, o Abismo Anhumas conta um lago cristalino, que permite as práticas de mergulho e flutuação.

Cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), Iporanga (SP)

O parque abriga mais de 250 cavernas, e doze estão abertas à visitação. Entre os locais que se destacam estão a Caverna Santana, a Caverna Morro Preto, a Caverna Cafezal e a Caverna Água Suja.

Foto: Divulgação

Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo.


AMelhorViagem.com - 2012~2015 Todos os Direitos Reservados